'Prédio do Neymar' em SC ganha mais 13 metros com pináculos e volta a ser o mais alto do país

25 de junho de 2024

Um prédio residencial de 81 andares em Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, voltou a ser mais alto do país, segundo o ranking internacional The Skyscrapper City. Ele retornou à posição após a instalação de pináculos (elementos decorativos) no topo do edifício.

Erguida o lado dele, a sua torre gêmea vem logo depois na lista, figurando em 2º lugar. Há uma diferença de centímetros entre ambos.

Com as mudanças, as torres do Yachthouse, que tinham 281 metros, alcançaram 294 metros e 294,1 metros, cerca de quatro a mais que o antigo edifício mais alto do Brasil.

O Yachthouse é conhecido pelo investimento de Neymar, que comprou ainda na planta uma cobertura avaliada em R$ 60 milhões. As torres foram para o segundo lugar após o lançamento do One Tower, de 290 metros, também em Balneário Camboriú.

Segundo o empresário Alcino Pasqualotto, que comanda a construtora responsável, a altura dos pináculos foi definida de acordo com órgãos de aviação. As torres têm heliponto homologado para pouso de helicópteros dos moradores.

"Esse detalhe final arquitetônico em nosso empreendimento há muito tempo já era previsto, porém queríamos ter total segurança na instalação, e fizemos diversos testes e projetos antes de começar a execução", afirma.

Obra entregue

Os apartamentos do arranha-céu foram oficialmente entregues aos moradores em dezembro de 2023, conforme a construtora responsável pelo empreendimento.

Neymar recebeu as chaves do quadriplex em agosto. O apartamento, segundo a Pasqualotto & GT, tem elevador exclusivo, aquecimento de piso nos ambientes e pontos de automação.

Há outras três coberturas no empreendimento, todas quadriplex. Duas pertencem aos sócios da construtora e a outra é de uma cliente que não teve o nome informado.

Arranha-céu de 240 metros em Balneário Camboriú é construído com grua inédita no Brasil

25 de junho de 2024

Um arranha-céu de 240 metros de altura em Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, que deve entrar na lista dos mais altos do Brasil, está em construção com uma grua inédita no país, que mede até 75 metros de altura e pesa mais de 70 toneladas, informou a construtora responsável.

Especialmente desenvolvida para o empreendimento, o guindaste pode elevar até oito toneladas de carga de uma só vez, capacidade até quatro vezes superior aos equipamentos convencionais, segundo o engenheiro que participou da elaboração do equipamento, Rodrigo Fernandes da Silva.

A grua Luffing Jib, conforme a FG Empreendimentos, foi inspirada no equipamento usado no Shanghai Tower, de grandiosos 632 metros de altura, na China.

Diretor de engenharia da FG, o engenheiro André Bigarella complementa que a movimentação de cargas requer precisão e planejamento cuidadoso.

Um dos desafios foi desenvolver um equipamento que tivesse ao mesmo tempo alta capacidade de carga e de velocidade de operação, sem comprometer as camadas de segurança dele.

O Titanium Tower é construído na Avenida Atlantica, no centro da cidade, onde estão outros arranha-céus residenciais entre os maiores do país. Há um apartamento por andar, com destaque para a "mansão suspensa", com sete suítes. A obra está 12% concluída, segundo o site da construtora.

Segundo a construtora, a grua se diferencia dos guindastes tradicionais do país por ter um lança móvel, que se desloca verticalmente entre ângulos de 15º a 85º, justamente para atender às necessidades de arranha-céus.

Ela é composta por uma torre fixa e uma lança que se move. Também tem uma plataforma giratória para controle do equipamento.

Na cabine de operação, no centro de giro do equipamento, há um sistema sofisticado de comunicação, além de vista panorâmica.

“Os sistemas eletroeletrônicos também foram concebidos usando os equipamentos de controle mais modernos do mundo, o que nos assegura qualidade em todas as etapas do processo”, afirma Bigarella.